Você sabe quais os danos das rachaduras nas paredes internas? Descubra!

Você sabe quais os danos das rachaduras nas paredes internas? Descubra!

Você sabe quais os danos das rachaduras nas paredes internas? Descubra!

Você sofre ou já sofreu com problemas de rachaduras nas paredes internas do seu apartamento? Saiba quais são os causadores desses transtornos e aprenda como solucioná-los de vez!


As rachaduras nas paredes internas são transtornos que podem acontecer em qualquer apartamento e também em áreas pertencentes ao condomínio, por isso é importante que todos os condôminos sempre estejam atentos a cada mudança estranha no prédio.


Se aparecer fissuras, trincas ou rachaduras em áreas do seu condomínio, é responsabilidade do síndico pesquisar e contratar uma equipe especializada para sanar esses problemas, caso isso não ocorra essas falhas podem gerar danos mais graves a todos.


“Analisar e escolher a empresa adequada para sanar os danos das rachaduras nas paredes internas do seu condomínio, é fundamental para manter o edifício um lugar conservado e longe de perigos relacionados ao assunto.”


“Após definir a empresa que será responsável por sanar os transtornos das rachaduras em seu condomínio, é importante que todos os itens do contrato sejam lidos com atenção pelo síndico, para evitar posteriormente qualquer mal entendido.” Fonte da Imagem: freepik.com


É comum depois de anos vivendo em um apartamento, você perceber aparições de  rachaduras, fissuras ou trincas nas paredes ou no teto, esse é um assunto que deixa muitos condôminos preocupados e com dúvidas, por isso ao identificar algum tipo de abertura é fundamental que o síndico seja acionado.


Neste artigo você verá conteúdos como:


  • Aprenda como identificar rachaduras no seu condomínio;

  • Conheça os danos que as rachaduras nas paredes internas podem causar;

  • Descubra como solucionar a patologia das rachaduras.


Durante a obra ou até mesmo ao realizar reformas em seu apartamento, as rachaduras podem surgir, por isso é essencial contratar um profissional especializado que garanta bons reparos, sem danificar os componentes estruturais do prédio.


Quer entender melhor sobre as rachaduras nas paredes internas do seu condomínio? Continue lendo esse post e aprenda!


Aprenda como identificar rachaduras no seu condomínio


É importante sempre estar atento aos detalhes do seu condomínio, para que assim possa identificar rachaduras nas paredes internas do local. Para reconhecer essa patologia, é necessário entender primeiro a sua definição:


  • Aberturas maiores que 2mm;

  • Estágio mais grave do que as trincas, fissuras e microfissuras;

  • Podem ser superficiais ou não;

  • Podem ser observadas na parede, no teto, em cima da pintura, do reboco, frestas na alvenaria, entre outros.


Após a construção do edifício, geralmente a seguradora oferece a garantia de 5 anos em que não aparecerão rachaduras, porém com o passar do tempo é comum que elas surjam, essas patologias podem ocorrer devido a dois fatores: ações internas ou ações externas.


As ações internas são decorrentes de possíveis alterações na estrutura do edifício, causadas pela deformação de algum material que constitui a sustentação do prédio. Isso pode acontecer por fatores de:


  • Optar por materiais baratos e sem qualidade;

  • A utilização de produtos agressivos (ex. produtos de limpeza);

  • Falhas durante a obra;

  • Profissionais incapacitados;

  • Excesso de carga.


Já as ações externas são mais difíceis de serem evitadas, pois algumas delas são formadas por fatores naturais como vibrações na terra, variações na temperatura, excesso de chuva, acúmulo de umidade. Porém existem fatores que podem ser evitados como as infiltrações.


Aprenda a evitar esses problemas realizando manutenções preventivas em seu condomínio, conheça os itens indispensáveis quando se trata dessas manutenções em nosso eBook dinâmico e gratuito! - Manutenção Preventiva e Administração Eficiente


Conheça os danos que as rachaduras nas paredes internas podem causar


Justamente por não serem necessariamente superficiais, o surgimento das rachaduras nas paredes internas podem gerar preocupações mais sérias devido aos grandes prejuízos que elas podem causar:


  • Prejuízos estéticos: As rachaduras acabam deixando o edifício e os apartamentos com aspectos de falta de cuidados, devido aos danos às pinturas e alvenarias. Podem surgir na parede também bolhas, bolor, mofo causados pelo excesso de umidade.


  • Desvalorização do Imóvel: Essa patologia traz a impressão da falta de segurança do edifício aos olhares de fora, esse fato junto com a má aparência, causam a desvalorização do condomínio.


  • Infiltrações: As aberturas das rachaduras permitem que a umidade se acumule no local, causando o excesso da mesma, gerando assim, possíveis infiltrações


Solucione os problemas de infiltrações do seu condomínio! Nosso procedimento é rápido, não gera entulhos, é sustentável e damos garantia de até 15 anos para você! Agende uma vistoria 100% gratuita.


  • Prejuízos financeiros: Após a identificação das rachaduras, é necessário que seja realizado a contratação um técnico no assunto, que acabará gerando gastos maiores.


  • Problemas estruturais: As rachaduras podem comprometer estrutura do edifício,  podendo causar danos mais graves depois.


  • Interdição do condomínio: Caso o nível de gravidade das rachaduras for preocupante, é essencial que ocorra imediatamente a interdição do condomínio, proibindo a entrada de qualquer usuário ao local.  


  • Comprometimento da segurança do edifício: O grau mais alto que as rachaduras podem ser encontradas, são quando elas já comprometeram as estruturas do prédio e estão correndo risco de desabamento.


Conheça casos reais de prédios interditados devido a rachaduras nesse artigo postado pelo “G1” - Prédios com rachaduras em São Paulo ficarão interditados por mais 6 dias


Descubra como solucionar a patologia das rachaduras


Após você ter entendido todos os danos que os transtornos das rachaduras podem causar, é importante entender como solucionar o problema, antes que a gravidade dos danos tomem dimensões maiores.


“As rachaduras podem acontecer tanto em paredes, como em vigas e em pilares do condomínio, independente do local elas exigem preocupações maiores.” Fonte da Imagem: pixabay.com


As rachaduras superficiais podem ser sanadas com um simples reboco na parede e para resolver os problemas de má aparência, a pintura deve ser refeita no local atingindo.


Porém, em rachaduras mais graves, solucionar o transtorno não é tão simples assim. É necessário que um engenheiro especialista seja acionado logo após a descoberta do problema para que ele possa avaliar a situação e descobrir as seguintes informações:


  • A origem das rachaduras nas paredes internas;

  • Como sanar a patologia;


Entenda melhor sobre esses procedimentos em um artigo do site “guia da obra” - Como consertar trincas e rachaduras de paredes


Conclusão


Neste artigo explicamos para você a importância de tomar cuidado com as rachaduras nas paredes internas, justamente devido aos graves danos que elas podem gerar ao seu condomínio e aos usuários do mesmo.


Lembrando que as rachaduras são aberturas mais profundas e sérias do que as fissuras e as trincas, por isso elas requerem uma atenção maior e o acionamento de um técnico para avaliar a gravidade da situação.


Saber os principais causadores das rachaduras nas paredes internas é fundamental para evitar e poder sanar essa patologia, por isso citamos eles durante o post, lembrando que podem ser derivados de fatores internos ou externos.


Kit completo sobre manutenção e reparo


Nós da Dan Solução, somos uma empresa especializada em solucionar problemas de infiltrações, principalmente em garagens de condomínio residenciais que possuem estrutura de concreto maciço. Nossa missão é ajudar os condomínios prediais no seu dia a dia. Então, se você quiser receber mais dicas como essa, cadastre-se na nossa newsletter e faça parte da nossa comunidade.


Nós da Dan Solução estamos sempre atualizando o nosso blog com artigos novos para que você possa receber sempre dicas para melhorar a vivência em vários aspectos do seu condomínio!


Estamos presentes nas redes sociais Facebook, Linkedin e agora no Instagram também! Compartilhe os posts para que seus colegas também possam aplicar essas dicas em seus condomínios.





Cadastre-se aqui!

Receba novidades da Dan Solução e do nosso blog assinando a Dan News.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.


Dan nas Mídias Sociais

Informações

A Dan Solução tem a solução definitiva para infiltrações em condomínios, com garantia de 15 anos. Impermeabilização, sem a troca da manta asfáltica e obras desnecessárias, é com a Dan Solução.

Tags