Dicas de paisagismo em condomínio


Cuidar do paisagismo em condomínios é uma tarefa complexa. Além dos desafios que a própria tarefa exige, ainda tem a questão das múltiplas opiniões. 

Mesmo o síndico tendo a última palavra, é muito importante que ele saiba ouvir os moradores, ainda mais se estivermos falando em altos investimentos. Além disso, um belo jardim impacta também positivamente na valorização do condomínio. Nesse ponto, muitas pessoas acabam dando suas sugestões, pois serão afetadas diretamente pelas melhorias.

Nesse post, vamos dar algumas dicas de paisagismo em condomínios, focando nos seguintes assuntos:

  • Implantação e manutenção
  • Escolha das espécies
  • As estações do ano
  • Dicas especiais


Implantação e Manutenção

paisagismo em condomínios

Temos aqui duas situações. Ou seu condomínio não possui um jardim ou então possui e precisa dar uma levantada no visual. Se você está implantando o projeto de paisagismo no condomínio é muito importante que você veja qual o espaço disponível para o seu projeto. 
Caso não haja muito espaço para o cultivo das plantas na terra, você tem a opção de trabalhar o jardim com vasos. Muitas vezes os vasos ajudam a compor o visual do jardim, que fica até mais bonito. 
Se você tem espaço e caixa para investimentos, o projeto fica mais fácil de sair do papel. Mas se o investimento for muito justo, você terá que definir as prioridades e começar montando um jardim reduzido.
No caso dos jardins já implantados, o cuidado com a manutenção é o ponto mais importante, principalmente em relação à rega. 
Ela deverá ser feita de acordo com as espécies, que devem ser observadas com cuidado em relação a periodicidade. Aqui também é muito importante verificar as estações do ano, onde se decidirá por regar com maior ou menor quantidade de água.
Outro ponto a ser considerado são os aparecimentos das pragas e plantas daninhas, assim como as podas das espécies que estiverem com folhas e galhos grandes, doentes ou secos.
Tanto na fase de implantação quanto na fase de manutenção, é essencial saber se uma pessoa estará disponível para cuidar do jardim. Isso impacta na qualidade da manutenção e também nos custos.
É melhor, portanto, realizar um planejamento detalhado, com a contratação de um profissional qualificado.


Escolha das Espécies

Compor um jardim é uma arte que envolve a escolha correta das espécies dentro dessa composição. Por isso é muito importante que um profissional qualificado seja escolhido para a montagem ou remodelagem do projeto de paisagismo em condomínios. Ele deverá saber misturar essas espécies, sabendo a quantidade de água de cada uma, qual a adaptação de uma ou de outra em cada estação de ano e também em relação ao crescimento de suas raízes dentro do espaço disponível. 
Pode acontecer também de uma planta crescer antes que outra e tomar o espaço dela. Assim, deve haver uma boa harmonização também em relação ao crescimento de cada uma.
A escolha das plantas também deverá levar em consideração se a ação das mesmas não irá prejudicar animais e crianças.
 
Paisagismo no condomínio


As Estações do Ano

Além de ficar atento ao clima geral de onde seu condomínio se encontra, é necessário ajustar a manutenção de acordo com as mudanças de estação. Os fatores como sombra e o sol impactam diretamente nos cuidados das plantas, já que algumas não podem ficar diretamente sob o sol, ao contrário de outras. 
A influência das estações também está relacionada com o controle de praga, que está relacionado com o aumento do calor e da umidade. A primavera, por exemplo, é a época em que os animais e insetos se proliferam.
Já o outono é uma época de necessidade de limpeza, por conta do excesso de folhas. 
A atenção maior é no inverno, em função do frio e de maior necessidade do fortalecimento das raízes e também da realização das podas de limpeza.

Dicas Especiais

  • Se o local onde o jardim se encontra existe alto índice de circulação de pessoas, use cercas ou plantas com espinhos para evitar a degradação.
  • Uma dica para economizar e manter o jardim sempre em ordem é utilizar plantas onde os cuidados estejam focados no mesmo período. 
  • Algumas plantas possuem um aroma especial, o que pode ser usado para tornar o ambiente mais agradável.
  • Se você quiser usar plantas de baixo custo, pode optar por hortelã, alecrim, orquídeas e manjericão, que também possuem um aroma agradável.
  • Para ambientes menores e mais fechados, você pode também montar um jardim de inverno.

Gostou dessa publicação? Cadastre-se para receber nossos conteúdos.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Acabe com as infiltrações no seu condomínio!

Preencha nosso formulário para solicitar uma vistoria totalmente gratuita com um de nossos especialistas.

Abrir Whatsapp
1
Fale com especialista!
Olá, tem dúvidas sobre infiltração? Converse com um especialista agora mesmo!