Descubra como manter a ética nas relações de trabalho do seu condomínio

Descubra como manter a ética nas relações de trabalho do seu condomínio

Descubra como manter a ética nas relações de trabalho do seu condomínio

Muitos moradores passam por desavenças com funcionários contratados do condomínio onde moram. Para que isso não aconteça mais, é importante que o síndico imponha a ética nas relações de trabalho.


Manter a ética nas relações de trabalho é uma atitude simples, que fará com que a harmonia entre funcionários do seu condomínio flua, o respeito permaneça e o  trabalho seja realizado com mais dedicação e eficiência, trazendo benefícios aos contratados e aos moradores.


Nada melhor do que trabalhar em um ambiente que você pode se sentir à vontade e possuir uma boa convivência com seus colegas de trabalho, concorda? Porém, para que isso aconteça é necessário que os princípios morais do condomínio, sejam esclarecidos a todos antes de qualquer contratação.


“Seu trabalho vai preencher uma parte grande da sua vida, e a única maneira de ficar realmente satisfeito é fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz.” -Steve Jobs


“O trabalho em equipe, a humildade e o respeito são as palavras chaves para poder manter a ética nas relações de trabalho do seu condomínio.” - Fonte da Imagem: pixabay.com


Contratar profissionais dedicados, empenhados e comprometidos com o trabalho, irá trazer muitos benefícios ao condomínio, fará com que o ambiente se torne mais leve, o respeito reine entre as pessoas e que suas funções sejam executadas com mais integridade e excelência.


Para que essa ética nas relações de trabalho aconteça em seu condomínio, é importante pesquisar bem e analisar os funcionários durante as entrevistas, para poder sempre realizar uma boa contratação.


Neste artigo você aprenderá conteúdos como:


  • Conheça a definição de ética e seus conceitos na sociedade;

  • Por que cultivar a ética nas relações de trabalho?;

  • Como tornar o ambiente de trabalho do seu condomínio mais ético;


Saber manter a ética com seus colegas de trabalho é uma das características mais valorizadas na hora da contratação de um funcionário, justamente por hoje em dia vivermos em uma sociedade com muitos indivíduos que possuem um mal caráter.


Quer entender mais sobre a ética nas relações de trabalho? Continue lendo este artigo e aprenda!


Conheça a definição de ética e seus conceitos na sociedade


A palavra ética (Ethos) teve origem na filosofia grega, que referia-se aos costumes e hábitos tanto individuais, quanto em grupos, desde essa época, ela já buscava as melhorias dos mesmos, como no estilo de vida das pessoas.


A ética é constituída por uma série de atitudes morais, usufruindo como base vivências históricas e culturais, sempre possuindo em vista o equilíbrio entre qualquer tipo de relacionamento, para que nenhuma das partes possa sofrer algum prejuízo.


“Ética é o conjunto de valores e princípios que usamos para responder a três grandes questões da vida: (1) quero?; (2) devo?; (3) posso?
Nem tudo que eu quero eu posso; nem tudo que eu posso eu devo; e nem tudo que eu devo eu quero. Você tem paz de espírito quando aquilo que você quer é ao mesmo tempo o que você pode e o que você deve.” - Mário Sérgio Cortella


Conheça a história e a evolução da ética nesse artigo - A evolução conceitual da Ética


Distinguindo comportamentos bons das ações ruins, pessoas justas das pessoas de má índole, podemos tomar algumas simples atitudes, que podem significar muito para o indivíduo que a está recebendo, conheça 7 exemplos dessas atitudes:


  • Respeito: Respeitar o próximo, independente de sua escolha sexual, características físicas ou mentais, religião, opinião política, ou em qualquer outro aspecto.  


  • Seguir as regras: Agir de acordo com as normas de trabalho do condomínio, incluindo as definições de horários, funções, entre outras.


  • Hierarquia: Saber reconhecer e respeitar qualquer tipo de hierarquia entre os funcionários.


Entenda melhor sobre hierarquia dentro de um condomínio nesse artigo do blog “UNIHAB” - A importância da hierarquia no condomínio.


  • Honestidade: Seja honesto em qualquer que for a situação.


  • Assumir seus erros: Não deixe que ninguém leve a culpa por algo errado que você fez.


  • Apoio: Sempre que possível apoie e auxilie seus colegas de trabalho.


  • Seja um líder: Saiba diferenciar um líder de um chefe, lidere a sua equipe aos invés de tentar mandar nos funcionários.


Por que cultivar a ética nas relações de trabalho?


Sabe aquela famosa frase “Não faça para os outros o que você não quer que façam à você”? Ela se encaixa perfeitamente nessas relações de trabalho, justamente pelo fato de fazer com essas ações sejam pensadas antes de serem realizadas, evitando conflitos entre funcionários.


“Um profissional ético, é reconhecido e admirado pelos outros por esse fator.”


Cultivar a ética nas relações de trabalho dentro de um condomínio, faz com que as convivências entre funcionário-funcionário e funcionário-morador sejam mais leves. Conheça 5 benefícios consequentes dessas simples ações:


  • Clima agradável: Respeitar as regras morais e éticas do condomínio, traz um clima agradável e confortável de se trabalhar.


  • Relacionamento interpessoal: Ser um bom colega de trabalho em vários aspectos, automaticamente melhora as relações interpessoais dentro do condomínio.


Problemas de relacionamento em seu condomínio, aprenda a melhorar essas situações com nosso outro artigo - Aprenda como manter um bom relacionamento interpessoal em seu condomínio


  • Diminuição de conflitos: Faz parte de ser um profissional ético, respeitar o próximo, consequentemente essas ações, podem evitar discussões e brigas dentro do horário de trabalho.


  • Motivação: Ser ético e saber reconhecer os esforços dos  seus funcionários, tratá ao condomínio uma mão de obra mais produtiva e eficiente.


  • Trabalho em equipe: Saber ser parceiro dos seus colegas durante o expediente, faz com que os trabalhos em equipe sejam realizados com um maior aperfeiçoamento.


Como tornar o ambiente de trabalho do seu condomínio mais ético


Agora que você já conheceu a importância da ética nas relações de trabalho dentro do seu condomínio, é importante saber como implantar essas atitudes tão preciosas no lugar onde você mora.


“A valorização dos funcionários faz com que eles se motivem mais para realizar um trabalho com excelência.”


É muito importante que o síndico seja sempre sincero com os funcionários do condomínio, para que eles possam ganhar a confiança do mesmo. Conheça umas séries de ações que devem serem tomadas pelo corpo administrativo, para tornar as relações de trabalho mais éticas:


  • Ser transparente: É fundamental que o corpo administrativo do prédio transfira transparência em suas ações, para que a honestidade sempre predomine no ambiente de trabalho.


  • Ser direto: Para estabelecer o respeito entre todas as equipes de trabalho, é fundamental que o responsável seja sempre direto e vá ao ponto, sem adiar muito o assunto.


  • Ser comunicativo: Para que essas ideias sejam atingidas a todos os contratados, é primordial planejar uma apresentação, fazendo com que todos entendam o valor de manter a ética.


Como sabemos, manter uma boa comunicação em seu condomínio é fundamental. Para que isso aconteça é necessário que o síndico do seu condomínio tome algumas atitudes, conheça elas em nosso infográfico gratuito - 5 dicas infalíveis para uma comunicação eficaz em seu condomínio


  • Ser acessível: É crucial que todos os trabalhadores tenham o conhecimento e a facilidade de entrar em contato com o síndico caso necessário.


Conclusão

Nesse artigo explicamos a importância da ética nas relações de trabalho,  esperamos que você possa ter entendido um pouco melhor sobre o assunto, para que possa aplicá-la em seu condomínio.


Nos dias de hoje vemos diariamente a necessidade do respeito e da empatia pelo próximo,  por isso é tão fundamental pesquisar bem antes de empregar um funcionário, para que possa realizar uma contratação de sucesso.


Vimos também a relevância de possuir uma boa comunicação e ser acessível com os funcionários do seu condomínio. É relevante deixar de fácil acesso para todos o e-mail e o número de telefone do síndico, para que possam o comunicar de qualquer assunto.


infográfico gratuito injeção química versus manta

Nós da Dan Solução, somos uma empresa especializada em solucionar problemas de infiltrações, principalmente em garagens de condomínio residenciais que possuem estrutura de concreto maciço. Nossa missão é ajudar os condomínios prediais no seu dia a dia. Então, se você quiser receber mais dicas como essa, cadastre-se na nossa newsletter e faça parte da nossa comunidade.


Que tal acompanhar dicas diárias para melhorar a harmonia do seu condomínio? Acesse nosso blog conheça os melhores conteúdos condominiais.


Não perca as novidades em nossas redes sociais: Facebook, Linkedin e Instagram! Divulgue nossos posts para que seus colegas também possam ficar por dentro.




Cadastre-se aqui!

Receba novidades da Dan Solução e do nosso blog assinando a Dan News.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.


Dan nas Mídias Sociais

Informações

A Dan Solução tem a solução definitiva para infiltrações em condomínios, com garantia de 15 anos. Impermeabilização, sem a troca da manta asfáltica e obras desnecessárias, é com a Dan Solução.

Tags