Conheça as vantagens e desvantagens da terceirização de funcionários em seu condomínio

Conheça as vantagens e desvantagens da terceirização de funcionários em seu condomínio

Vantagens e desvantagens da terceirização de funcionários em seu condomínio


Muitos síndicos costumam ter dúvidas sobre os benefícios do processo de terceirização na hora de contratar um funcionário, por isso selecionamos este artigo para ajudar o seu condomínio a entender tudo sobre essas parcerias.


A terceirização da mão de obra do condomínio, é uma alternativa muito escolhida por síndicos hoje em dia, ela traz uma tranquilidade no sentido de profissionais já aptos a executar os serviços, devido a esse e outros fatores que esse setor vem crescendo muito.


“De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o mercado de trabalho na área de serviços terceirizados vem aumentando de forma gradativa e, assim, é possível ter um número de mais de 4 milhões de pessoas empregadas no setor.” - Fonte do site da Revista Exame

Optar por terceirizar a mão de obra do seu condomínio pode trazer muitos benefícios ao síndico, porém nem sempre essa opção é a melhor a ser escolhida, entenda essas vantagens e desvantagens com o percorrer deste artigo.

Antes de tomar qualquer decisão, é essencial que o corpo administrativo do seu condomínio pesquise muito, para poder escolher a mão de obra que trará mais benefícios ao ambiente, entre as opções de terceirização ou contratar funcionários internos.” Fonte da Imagem: freepik.com


Em março de 2017 foi aprovada a Lei da Terceirização, ela trouxe a flexibilidade dos serviços terceirizados temporários, aumentou também as variedades desses serviços, portanto, todas as atividades podem ser terceirizadas, como a de médicos, professores, equipe de faxina, entre outros.


Neste artigo você encontrará conteúdos como:


  • Conheça as vantagens e Desvantagens da terceirização para o seu condomínio;

  • Entenda como funciona a terceirização da mão de obra em condomínios;

  • Conheça tudo sobre a Lei da Terceirização.


A terceirização está se popularizando cada vez mais no Brasil, devido a facilidade do serviço prestado e a mão de obra qualificada. Nos condomínios essas opções são mais comuns na área de limpeza, segurança e manutenção predial.


Quais são as vantagens e desvantagens da terceirização em seu condomínio


É importante que você entenda a definição da palavra terceirização e como esse serviço funciona, antes de contarmos as vantagens e as desvantagens dessas atividades que são tão comuns dentro de condomínios.

Entende-se por terceirizar um serviço, quando uma instituição, podendo ser condomínios, empresas, escolas, entre outras, contrata determinada empresa que lhe oferecerá um ou até uma equipe de funcionários terceiros, essa empresa pode ter serviços específicos, como apenas o de limpeza ou diversos ramos.


Para que você possa entender na prática essas atividades, separamos alguns exemplos simples e comuns de serviços terceirizados, que muitas vocês estão no seu dia a dia e você não percebe, confira alguns desses exemplos:


  • Escolas: Muitas escolas contratam professores, seguranças e zeladores terceirizados;


  • Hospitais: Existem Hospitais que optam por médicos terceirizados ao invés de funcionários internos;


  • Condomínios: Hoje em dia muitos condomínios costumam terceirizar os serviços, como o de limpeza, segurança, e até o corpo administrativo.


  • Grandes empresas: É comum ver hoje em dia, empresas de grande, médio e até mesmo de pequeno porte, terceirizando um setor inteiro.


Agora que você conheceu na prática os serviços e funcionários terceirizados, vamos citar os reais motivos que faz com que uma instituição opte pela terceirização ou contratar funcionários internos. Conheça as vantagens e desvantagens da terceirização:


  • 5 benefícios da terceirização:


  • Mão de obra qualificada: Ao optar por funcionários terceiros, você terá uma mão de obra já treinada para realizar as atividades, portanto economizaria tempo com o treinando do mesmo.


  • Nunca faltará funcionário: Caso determinado funcionário esteja doente ou falte em algum dia, é obrigação da empresa que terceiriza o seu serviço, substituir esse cargo com outro trabalhador especializado.


  • Diminuição da preocupação: O síndico não será mais responsável por toda a burocracia das leis trabalhistas, ele também eliminará o trabalho de comprar uniformes, pagar horas extras e o 13º aos funcionários, isso também poderá trazer uma diminuição de custos ao final do ano.


  • Tempo: Com a despreocupação excessiva do síndico com os funcionários, ele terá mais tempo livre para focar e melhorar sua gestão no condomínio.


Quer descobrir os benefícios da terceirização de um gestor de pessoas? Conheça em nosso outro artigo - Aprenda como o síndico pode ser um melhor gestor de pessoas


  • Organização: As empresas de terceirização já possuem um planejamento com um cronograma que determina as escalas dos funcionários em determinado horário, essa planilha deve estar sempre de acordo com os horários determinados pelo condomínio.


  • 3 Malefícios da terceirização:


  • Serviços de má qualidade: É essencial que antes de escolher uma empresa, o responsável administrativo pesquise muito sobre ela, pois contratar uma empresa que não investe nos funcionários, pode trazer uma mão de obra desqualificada e muita dor de cabeça ao síndico.


Veja essa notícia do site do G1 mostrando os danos reais da má qualidade dos serviços de segurança em um condomínio - Empresa é condenada por falha de segurança em condomínio de MS


  • Rotatividade de funcionários: Selecionar trabalhadores diferentes sempre, pode causar prejuízos ao condomínio como a falta de segurança, devido ao desconhecimento do local pelos funcionários.


  • Funcionários já moldados: Quando você contrata uma equipe de funcionários terceiros, é mais difícil fazer com que o síndico consiga moldá-los de acordo com as regras e o funcionamento do condomínio, por eles serem trabalhadores já treinados e experientes.


Entenda como funciona a terceirização da mão de obra em condomínios


Como já falamos, a terceirização é uma opção muito escolhida hoje em dia por todos. Essas atividades quando são realizadas em prédios possuem propósitos, setores e funcionamentos bem diferentes do que de uma empresa. Conheça os setores que costumam ser terceirizados por condomínios:


  • Equipe de limpeza: Esses serviços são os mais comuns de terceirização em condomínios, por fazerem parte de um ramo que necessita de uma quantidade maior de funcionários. Muitas empresas costumam também já oferecer os materiais e equipamentos de limpeza, esse fato facilita e diminui os gastos do síndico.


  • Serviços de segurança: É essencial que um condomínio tenha uma equipe de segurança, como porteiros 24 horas por dia, seguranças à disposição treinados, entre outros, pelo fato desses funcionários terceiros já serem experientes na área, traz um conforto a mais aos condôminos.


  • Equipe de jardinagem: O paisagismo do seu condomínio, requer manutenções e cuidados regularmente, essas atividades devem ser feitas por profissionais especializados em cuidar de jardins, por isso esse é um ótimo setor de terceirização.


Entenda quais são as ações necessárias para executar a manutenção qualificada do jardim do seu condomínio, baixando nosso eBook totalmente gratuito - Manual completo sobre Manutenção e reparos para o jardim do seu condomínio


  • Corpo administrativo: É muito comum que condomínios deem preferência a síndicos, subsíndicos e zeladores terceirizados. Isso acontece muito quando nenhum condômino se disponibiliza para assumir esse cargo.


Conheça tudo sobre a Lei da Terceirização


No mês de março de 2017 o atual presidente Michel Temer atualizou as leis trabalhistas, trazendo assim, novas regras sobre o serviço de terceirização no Brasil.



Não seja pego de surpresa com notícias ruins em seu condomínio, mantenha-se sempre informado sobre todas as normas

da Lei trabalhista, nº 13.467.” Fonte da Imagens: pixabay.com


A atualização da Lei, permite que empresas e condomínios terceirizem qualquer setor, incluindo as atividades-fim. Antes de ser eleita essa norma, não existia nenhuma legislação que referia-se especificamente a terceirização de serviços, porém, a lei trabalhista permitia que apenas as atividades-meio pudessem ser terceirizadas.   


Atividades-fim: são os serviços essenciais de determinado local, atividades e funcionários que não podem faltar para que tudo flua em ordem. Um exemplo esses serviços é a equipe administrativa de um condomínio.


Atividades-meio: são os serviços não relacionados com o ramo da empresa ou condomínio, como por exemplos serviços de limpeza e segurança em prédios.


A Lei nº 13.429 diz que cabe à empresa que terceiriza os serviços, ficar atenta sobre todas as normas da Lei trabalhista, pois ela é a encarregada por pagar todos os serviços e indenizações  aos funcionários.


Quer conhecer as principais regras das leis trabalhistas? Aprenda nesse artigo do site “Direitos Brasil” - As Leis Trabalhistas no Brasil e a CLT: Entenda


Conclusão


Hoje em dia muitos condomínios optam pela terceirização da mão de obra, por isso esses serviços vem crescendo e se popularizando cada vez mais no Brasil. Com a leitura desse artigo você pode entender melhor o porquê da ocorrência desses fatores.


Pesquisar bem e estar sempre informado sobre esses serviços, é essencial para que você faça a melhor escolha entre contratar uma empresa terceirizada ou optar por funcionários internos.


No artigo citamos algumas das vantagens e desvantagens da terceirização, esperamos que você possa ter tirado suas dúvidas sobre o assunto, inclusive sobre as normas da Lei nº 13.429 regida no ano de 2017.


infográfico gratuito injeção química versus manta

Nós da Dan Solução, somos uma empresa especializada em solucionar problemas de infiltrações, principalmente em garagens de condomínio residenciais que possuem estrutura de concreto maciço. Nossa missão é ajudar os condomínios prediais no seu dia a dia. Então, se você quiser receber mais dicas como essa, cadastre-se na nossa newsletter e faça parte da nossa comunidade.


Nós da Dan Solução postamos artigos diários em nosso blog com conteúdos condominiais, cheios de dicas para você melhorar a vivência em vários aspectos em seu condomínio!


Acompanhe nossas dicas também pelas redes sociais Facebook, Linkedin e Instagram! Compartilhe os posts para que seus colegas também possam ficar por dentro dos melhores conteúdos.





Cadastre-se aqui!

Receba novidades da Dan Solução e do nosso blog assinando a Dan News.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.


Dan nas Mídias Sociais

Informações

A Dan Solução tem a solução definitiva para infiltrações em condomínios, com garantia de 15 anos. Impermeabilização, sem a troca da manta asfáltica e obras desnecessárias, é com a Dan Solução.

Tags