Conheça 5 erros que o porteiro noturno do seu condomínio nunca deve cometer

Conheça 5 erros que o porteiro noturno do seu condomínio nunca deve cometer

Conheça 5 erros que o porteiro noturno do seu condomínio nunca deve cometer

Já parou para pensar se o porteiro noturno do seu condomínio sabe como agir em casos de emergência? Ou se ele realmente está preparado para realizar a sua função? Descubra as respostas durante a leitura desse artigo.


Contratar um porteiro noturno é essencial para manter a segurança do seu condomínio, por isso esse funcionário é considerado um dos mais importantes. Ele influencia no bom funcionamento do ambiente, justamente por esses fatores que antes de ser contratado, é fundamental que aconteça uma boa avaliação feita pelo síndico.


Muitos pensam que o porteiro tem apenas a função de abrir e fechar o portão do condomínio, porém as suas atividades vão muito além disso. Esses funcionários são responsáveis por receber correspondências, encomendas e às vezes até atender telefonemas.


“Para manter o ambiente do condomínio agradável é fundamental que o síndico sempre tenha uma boa comunicação com todos os funcionários do local.” Fonte da imagem: freepik.com


Devido a sua grande responsabilidade, é muito importante que o porteiro noturno do seu condomínio seja ético, existem também outras atribuições que ele deve possuir como, ser simpático, comunicativo, gentil, atencioso e cuidadoso com todos os usuários do local.


Neste artigo você verá conteúdos como:


  • Conheça 5 erros que o porteiro noturno do seu condomínio nunca deve cometer;

  • Descubra como contratar o porteiro noturno ideal para o seu condomínio.


Existem dúvidas no meio condominial de onde achar um funcionário responsável pela portaria, como saber se essa pessoa tem a capacidade de administrar esse cargo tão importante e ele dará o seu melhor durante o expediente, essas questões vocês vão descobrir durante o post.


Quer entender melhor sobre o cargo do porteiro noturno? Continue lendo esse artigo e aprenda.


Conheça 5 erros que o porteiro noturno do seu condomínio nunca deve cometer


O porteiro pode ser considerado os olhos e os ouvidos do condomínio, pois ele deve estar sempre atento em suas atividades, justamente por liberar a entrada e saída de visitantes, funcionários e todos os usuários que não residem no prédio.


Você já passou pela situação de estar chegando no prédio a noite, tocar o interfone e não ser respondido? Se não, com certeza já ouviu falar que isso aconteceu com um colega seu. É comum que porteiros noturnos acabem se distraindo pelo fato do pouco movimento do horário.


Devido a essas e outras ocorrências desagradáveis, listamos 5 dicas que visam manter a segurança do prédio e informar os porteiros de atividades que eles não devem realizar:


  • Autorizar a entrada de visitantes sem autorização: Para que um visitante entre no condomínio, é essencial que o porteiro interfone para o devido apartamento, e só abra o portão depois que a entrada for liberada pelo condômino.


Entenda melhor sobre a relevância da autorização do morador nesse artigo da “Dr. Segurança”-  A importância de a portaria entrar em contato com o morador para autorizar a saída do visitante, prestador de serviço ou entregador.


  • Sair da portaria: É fundamental para a segurança do prédio que o porteiro nunca deixe a portaria sem nenhum responsável. Caso precise sair devido ao horário de almoço ou ir ao banheiro, é importante que ele chame o zelador para substituí-lo durante esse período.


  • Abrir o portão para usuários sem identificação: Para que seja liberada a entrada de um indivíduo no condomínio, é obrigatório que antes ele se identifique. É imprescindível que o porteiro noturno não abra exceção por achar que “reconhece” tal visitante.


  • Liberar a entrada de veículos na garagem sem reconhecer o morador: Em muitos condomínios hoje em dia o porteiro também é responsável por autorizar a entrada de moradores na garagem.


A função desse funcionário não é apenas essa, antes de abrir o portão ele deve identificar o morador que está dentro do carro. Ressaltando que é essencial que ele não libere a entrada por “achar” que reconheceu o modelo do carro ou a placa.


  • Espalhar boatos e informações sobre moradores: O porteiro é um funcionário que acompanha a rotina de muitos moradores, por isso é essencial que ele sempre seja ético e respeitoso no ambiente de trabalho mantendo sempre a descrição da vida dos condôminos.


Aprenda a manter uma boa comunicação em seu condomínio baixando nosso infográfico gratuito e dinâmico - 5 dicas infalíveis para uma comunicação eficaz em seu condomínio


Descubra como contratar o porteiro noturno ideal para o seu condomínio


Para que você possa saber como contratar um profissional responsável e ideal para trabalhar na portaria do seu condomínio, é fundamental conhecer suas funções, um porteiro noturno deve:


  • Ser pontual e evitar ao máximo se atrasar para o expediente;

  • Acender e apagar as luzes das áreas comuns do condomínio;

  • Monitorar a entrada e saída dos visitantes;

  • Fiscalizar o uso dos elevadores e atender caso alguma emergência;

  • Ser simpático e discreto nas suas relações com moradores;

  • Responsável por atender ligações de intorfone;

  • Receber correspondências;


Essas são as funções básicas de um porteiro, confira outros deveres nesse artigo do “S.E.E.G.” - Atribuições e Funções do Cargo de Porteiro(a) (Diurno/Noturno)


“Realizar uma boa contratação é garantir a segurança da portaria do seu condomínio.” Fonte da Imagem: freepik.com


Após entender melhor todas os deveres desse profissional da portaria, é fundamental que você faça uma boa contratação, para evitar dores de cabeça mais tarde ao síndico:


  • Realizar uma assembleia: Antes de divulgar a contratação, é importante que ocorra uma reunião com todos os moradores para que decidam o perfil ideal do candidato e as características que ele deve possuir, como ser simpático, ético, responsável, organizado, entre outras atribuições.


As assembleia são reuniões essenciais para qualquer condomínio, elas melhoram a comunicação síndico-morador. Aprenda mais sobre essas auditorias em outro artigo nosso: Entenda como melhorar a auditoria condominial de seu prédio


  • Divulgue a vaga para o público adequado: É importante que essa oportunidade de emprego chegue às mãos das pessoas adequadas para exercer o cargo. Um item que atrai muitos interessados é compartilhar os benefícios que ele vai ganhar trabalhando nessa função.


  • Realize uma pré análise: Antes de convidar algum candidato para realizar a entrevista, analise o respectivo perfil e suas experiências profissionais anteriores.


  • Avalie o candidato durante a entrevista: Ao selecionar os candidatos, entreviste-os individualmente. Durante a reunião preste atenção em seus jeitos e manias. Um item importante é dar preferência às pessoas moram perto do local, pois  irão gastar menos dinheiro com transporte e levarão um tempo menor para chegar.


É importante realizar durante a entrevista alguns testes, que devem possuir: questões para descobrir sua personalidade, sua concentração e raciocínio lógico.


Conclusão


Hoje em dia existem muitas preocupações na rua com assaltos e furtos, principalmente durante a madrugada, por isso a segurança do seu condomínio deve ser qualificada.


O porteiro noturno é a vigilância do prédio a noite, por isso ele não deve temer visitas a noite, desde que as identifique antes de liberar a entrada.


Para auxiliar o porteiro do seu condomínio, durante o artigo listamos 5 erros que ele não pode cometer em circunstância alguma, um exemplo delas é liberar a entrada de um indivíduo sem antes ter a autorização de um condômino.


Nós da Dan Solução, somos uma empresa especializada em solucionar problemas de infiltrações, principalmente em garagens de condomínio residenciais que possuem estrutura de concreto maciço. Nossa missão é ajudar os condomínios prediais no seu dia a dia. Então, se você quiser receber mais dicas como essa, cadastre-se na nossa newsletter e faça parte da nossa comunidade.


infográfico gratuito injeção química versus manta


Nós da Dan Solução postamos artigos em nosso blog com os melhores conteúdos condominiais, cheios de dicas para você melhorar a vivência em vários aspectos do seu condomínio! 

 

Acompanhe nossas dicas também pelas redes sociais Facebook, Linkedin e Instagram! Compartilhe os posts para que seus colegas também possam ficar por dentro dos melhores conteúdos.

 




Cadastre-se aqui!

Receba novidades da Dan Solução e do nosso blog assinando a Dan News.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.


Dan nas Mídias Sociais

Informações

A Dan Solução tem a solução definitiva para infiltrações em condomínios, com garantia de 15 anos. Impermeabilização, sem a troca da manta asfáltica e obras desnecessárias, é com a Dan Solução.

Tags