Entenda a importância de realizar um seguro predial em seu condomínio

Entenda a importância de realizar um seguro predial em seu condomínio

Entenda a importância de realizar um seguro predial em seu condomínio

Já parou para pensar na importância de contratar um seguro predial? Proteger o seu condomínio é algo crucial e sem dúvidas um dos itens mais importantes a considerar pelos condôminos, por isso separamos este artigo para você entender tudo sobre o assunto!


Não é à toa que o seguro predial é um dos assuntos mais comentados pelo síndico nas assembleias do seu condomínio, além de garantir a segurança do lar de muito condôminos, ele é obrigatório segundo a Lei 10406/02 - Art. 1346 do Código Civil.


“O artigo 1343 diz que: É obrigatório o seguro de toda a edificação contra o risco de incêndio ou destruição, total ou parcial”


É responsabilidade do síndico estar sempre atento a qualquer situação inesperada e indesejada que possa acontecer no condomínio, e caso necessário ele deve constatar o seguro predial, contratado pelo prédio, para que eles possam agir no problema.


“Antes de escolher uma seguradora para proteger o seu condomínio, pesquise e analise qual trará mais benefícios para o seu condomínio.” Fonte da Imagem: freepik.com


É importante saber que as pesquisas, a contratação e a renovação do contrato com a seguradora escolhida, é de total responsabilidade do corpo administrativo do condomínio. Em casos de irregularidades nesses itens citados acima, o síndico terá que responder ao Código Civil e criminalmente.


O pagamento da seguradora é feito por todos os moradores do prédio correspondente, essas cobranças vêm incluídas nas mensalidades pagas. Lembrando que em caso de atraso, por algum condômino, desse dinheiro, é fundamental que o síndico entre em contato para fazer a cobrança.


Neste artigo você aprenderá conteúdos como:


  • Conheça a importância do seguro predial para o seu condomínio;

  • Aprenda todos serviços que uma seguradora de prédio deve realizar;

  • Saiba como contratar a empresa de seguro mais apropriada para o seu condomínio.


A falta de informação dos síndicos, sobre as Leis do condomínio ou optar por um seguro mais simples, que não garanta a segurança de todas as áreas do prédio, pensando em economizar, pode trazer grandes danos ao patrimônio e fazer com que ele responda judicialmente.


“A Lei diz que é obrigatório a contratação de um seguro que possa proteger todas as áreas do edifício.”


Quer saber mais sobre o assunto? Tire todas as suas dúvidas sobre os seguros prediais no decorrer deste artigo!


Conheça a importância do seguro predial para o seu condomínio


O seguro predial é um certificado, exigido por Lei, que garante a segurança do condomínio. Em prédios residenciais esses serviços são terceirizados, a escolha da empresa deve ser feita sempre de acordo com os moradores, em assembleias prediais.


Seu condomínio possui problemas quanto à convocação dos moradores para assembleias? Baixe nosso modelo de comunicado gratuito e editável que facilitará a vida do síndico! - Modelo de carta de convocação para assembleia



É necessário que o seguro obrigatório tenha o limite de 120 dias, a partir do momento em que é permitido a habitação de moradores ao local. Lembrando que essa contratação é determinada por lei, para condomínios de edifícios ou casas, conhecidos também por verticais e horizontais.


A contratação de um seguro predial só traz benefícios ao condomínio e aos moradores dele, conheça 5 itens que mostram a importância desses serviços para todos os usuários do prédio:


  • Respeito a lei: Para poder evitar confusões do síndico com processos judiciais, é fundamental que ele cumpra todos os itens da legislação.


  • Segurança do patrimônio: Para que os edifícios do condomínio não sejam desvalorizados na hora de alguma negociação.


  • Proteção dos usuários: Para evitar graves acidentes com os moradores e todos os usuários que frequentam o local.


  • Segurança de custos: Possuir a garantia de que acontecimentos indesejados trarão poucos prejuízos financeiros ao condomínio.


  • Assistência rápida: A garantia de que os serviços serão feitos sem demora, para não causarem danos piores.


Conheça outras vantagens da contratação do seguro condominial no artigo no site “pulso” - Quais as vantagens de contratar um seguro para empresa?


Aprenda todos serviços que uma seguradora de prédios deve realizar


Existem síndicos que optam por seguros mais simples para o seu condomínio, justamente porque a legislação exige que o seguro predial deve garantir a proteção básica, porém é obrigação abranger a segurança de todas as áreas, no acontecimento de:


  • Os incêndios;

  • Destruições tanto parciais como totais do imóvel.


É fundamental que os condôminos estejam cientes que, esse seguro predial protege apenas as estruturas do prédio, excluindo assim todos os apartamentos, ou seja, em casos de incêndio ou alguma danificação, os moradores não serão amparados pela seguradora.


Porém, não é o fim do mundo, existem outros tipos de seguros, hoje em dia, as seguradoras oferecem planos diferenciados que protegem vidros, veículos dentro da garagem, e até danos aos elementos elétricos do condomínio, como em casos de curto-circuito.


Conheça todos os planos de seguros prediais nesse artigo do blog “tudosobreseguros” - Tipos de coberturas - multirrisco


“Para que seguros diferenciais sejam acionados, é necessário que seja de vontade da maioria dos moradores do condomínio, essa eleição deve ser discutida e decidida durante as assembleias mensais, realizadas pelo síndico.”


Saiba como contratar a empresa de seguro mais apropriada para o seu condomínio.


Além de ser obrigatório, vimos que o seguro condominial é primordial para a segurança do seu condomínio, por mais cuidados que tomemos, coisas indesejáveis podem acontecer a todo o tempo, precisamos estar sempre prevenidos.


“Cuide bem do seu patrimônio para que ele sempre seja valorizado aos olhares de fora.” Fonte da Imagem: freepik.com


Antes de escolher a seguradora mais adequada para proteger o seu condomínio, e não cair em cilada,  é necessário que seja feito uma pesquisa e que nela sejam analisados todos os pontos positivos e negativos da empresa, confira alguns itens que irão te ajudar a tomar a decisão certa:


  • Corretor: Sempre procurar um corretor profissional e especialista em seguros condominiais;


  • Pesquisa: Procurar empresas que já tem um histórico positivo no mercado;


  • Lei: Entenda quais são os seguros obrigatórios por Lei, esses pontos são os básicos e os essenciais a serem contratados;


  • Seguro: É importante escolher planos com coberturas a mais, para que os moradores do condomínio possam estar seguros e assegure também danos extraordinários;


  • Preço: Descubra o porquê e como foi estabelecido aquele preço pela empresa;


  • Negociação: Saiba negociar o valor estabelecido pela empresa, para poder minimizar os gastos ao final de cada mês;


  • Contrato: Ao optar pela empresa, leia atentamente todas as cláusulas da apólice e certifique-se que tudo está de acordo com o que foi tratado e combinado com a empresa.


É importante sempre estar  atento a segurança do seu condomínio, por isso lançamos um E-book gratuito para que você saiba o que fazer em casos de emergência - Manual de Segurança no Condomínio


Conclusão

Esperamos que após a leitura desse artigo você possa ter entendido o quão importante o seguro predial é para o seu condomínio e para todos os moradores.


Ressaltando que o seguro predial é um contrato exigido por Lei Art. 1346 para todos os condomínios prediais ou de casas:


“Lei do condomínio nº 4.591  Art. 13° Proceder-se-á ao seguro da edificação ou do conjunto de edificações, neste caso, discriminadamente, abrangendo todas as unidades autônomas e partes comuns, contra incêndio ou outro sinistro que cause destruição no todo ou em parte, computando-se o prêmio nas despesas ordinárias do condomínio.”


Além de citarmos todos os benefícios da contratação de um seguro predial, informamos também todos os serviços que a seguradora deve te oferecer, lembrando da importância de escolher por um plano que assegure a segurança dos condôminos.


Durante o artigo dividimos com você dicas de como escolher a empresa de seguros ideal para o seu condomínio, ressaltando que é importante estudar muito bem sobre ela para não cair em nenhuma emboscada.


Kit completo sobre manutenção e reparo


Nós da Dan Solução, somos uma empresa especializada em solucionar problemas de infiltrações, principalmente em garagens de condomínio residenciais que possuem estrutura de concreto maciço. Nossa missão é ajudar os condomínios prediais no seu dia a dia. Então, se você quiser receber mais dicas como essa, cadastre-se na nossa newsletter e faça parte da nossa comunidade.


Não fique de fora das novidades que lançamos em nosso blog, conheça as melhores dicas condominiais!


Nos acompanhe também pelas nossas redes sociais Facebook, Linkedin e Instagram. Compartilhe nossos posts para que todos possam ficar por dentro das dicas!




Cadastre-se aqui!

Receba novidades da Dan Solução e do nosso blog assinando a Dan News.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.


Dan nas Mídias Sociais

Informações

A Dan Solução tem a solução definitiva para infiltrações em condomínios, com garantia de 15 anos. Impermeabilização, sem a troca da manta asfáltica e obras desnecessárias, é com a Dan Solução.

Tags