4 dicas para melhorar a limpeza em condomínios prediais

4 dicas para melhorar a limpeza em condomínios prediais

Ao contrário do que possa parecer a limpeza no condomínio, é um assunto a ser levado a sério e é muito mais complexo do que parece, a verdade é que a sujeira pode ser mais problemática do que pensamos e se acumula de forma rápida se permitimos.

Áreas compartilhadas são espaços do condomínio em que se é comum o acúmulo de sujeira, por isso é normal que esses lugares tenha um pouco mais de atenção do faxineiro ou de quem cuida da limpeza.

Para que que se mantenha limpo e traga mais conforto aos habitantes do edifício, neste texto iremos trazer 4 dicas que vão auxiliar o condomínio na limpeza, como:

  • Melhores materiais e equipamentos para limpeza

  • Evite que a sujeira se acumule

  • Desenvolva um cronograma de limpeza

  • Equipamentos de segurança

São algumas dicas essenciais, que devem ser implementadas. Continue lendo nosso artigo para obter um espaço mais saudável no seu edifício.

1 – Melhores materiais e equipamentos para limpeza

Quando o assunto é limpeza, é bom deixar que os responsáveis por este serviço estejam com os produtos certos a disposição, para que o trabalho seja realizado com rapidez e sem atrasos.

Ter em mãos os equipamentos e em boas condições de uso ajudam um serviço a ser mais eficaz. Fonte: https://pixabay.com

Equipamentos e materiais de higiene são importantes, fazer um levantamento do que será usado em seu condomínio é essencial, para se manter o controle e fazer uma gestão eficiente de recursos.

Conversar com os colaboradores sobre o que será realizado naquele mês e os produtos que serão utilizados te auxiliaram para ter um maior controle dos gastos nesse setor.

E para se ter uma economia com os produtos que serão usados, é bom fazer uma pesquisa quanto aos preços, realizando comparações, para obter o produto do melhor fornecedor, reduzindo gastos mensais.

Confira no nosso blog o artigo que preparamos para te auxiliar na contratação de fornecedores, para diminuir os gastos e ter melhores resultados, não só na limpeza, mas com todo o edifício.  – contratando os melhores fornecedores para o condomínio

A utilização correta dos produtos para seu condomínio pode ter maiores benefícios, aumentando a produtividade e podendo reduzir custo de mão-de-obra mensal.

Leia nosso texto referente a “limpeza nas caixas d’água do condomínio, quando fazer” e saiba maiores dicas de como fazer a manutenção dessa região.

2 – Evite que a sujeira se acumule

Evite o acúmulo de sujeira nas dependências do condomínio, pois atrai olhares negativos, insetos e animais indesejáveis. Fonte: https://br.freepik.com

É normal que áreas comuns onde há grande circulação de pessoas, tenha maior acúmulo de sujeira e seja visto frequentemente sendo limpo pelos faxineiros.

“Os espaços de uso coletivo, todos os usuários têm responsabilidade de preservar a limpeza do local, zelando pela infraestrutura do condomínio.”

Para não deixar que venha ter acúmulo de lixo nos espaços de uso coletivo, deve ocorrer uma limpeza profunda, mas principalmente manter a preservação desses ambientes limpos é importante, para isso é necessário a conscientização de todos os usuários.

O colaborador que cuidará da preservação do edifício deve ter um olhar mais atento para lugares menores, que ficam escondidos, e principalmente em ambientes sociais, como o hall, para que o mobiliário não fique com sujeira ou teias, acarretando no aparecimento de insetos.

Nas áreas da piscina é bom ter um filtro adequado, pois, é este equipamento que irá retirar toda a sujeira da água, além disso deve-se utilizar a peneira e uma capa.

Um prédio em mau estado de conservação de limpeza, também é mal visto por visitantes, podendo depreciar o condomínio, além de afastar novos moradores e levantar críticas por parte dos condôminos.

3 – Desenvolva um cronograma de limpeza

Sabemos que nem todas as áreas precisam ser limpas todos os dias, assim fazer uma lista para que os funcionários da faxina estejam organizados e em dia com seus afazeres é uma ótima escolha e trará maior satisfação aos condomínios referente aos serviços que são prestados.

Para não se perder em seus afazeres, ter uma agenda de atividades ajuda na organização e controle sobre quais ambientes necessitam de prioridade na higienização. Fonte: https://pixabay.com

Faça uma lista com as áreas que devem ser limpas e com que frequência devem ser feitas as manutenções, áreas de uso comum no condomínio sem dúvida são regiões que precisam de mais atenção e uma constante faxina, como: banheiros de uso público, academia e hall por exemplo.

Estabeleça em sua lista as datas das regiões que devem ser limpas, começando pelas que devem ter uma constante limpeza, após as semanais, as bimestrais e assim por diante e monte essa lista conforme o número de funcionários que tenha em mãos.

Um condomínio que possui mais de uma pessoa na limpeza pode organizar em setores, pois assim facilitará na hora da inspeção saber quem é o responsável e não colocará cargos demais a uma só pessoa.

Nos condomínios que tenham academia é de tamanha importância que se estabeleça um horário entre os funcionários para que o local seja limpo, caso feche às 20hs que tenha um funcionário para que limpe ao término ou logo cedo do dia seguinte. Isto serve para que os condôminos encontrem o lugares limpo e em condições de uso.

Nos edifícios a limpeza é um serviço contínuo e tem sua regularidade de dias, semanas e até trimestrais. O síndico deve avaliar a necessidade de cada local juntamente com sua equipe e preparar em cima disso um cronograma com dias e horas específicas para cada lugar.

Indicamos a leitura do artigo – “otimizando a limpeza do condomínio” no site do Síndico Net, lá eles também tem dicas de como melhorar a organização do seu prédio.

4 – Equipamentos de segurança

Em suas rotinas de trabalho o funcionário está constantemente em contato com produtos de limpeza, utilizando produtos químicos que podem trazer problemas à saúde e que podem causar alergias ou até mesmo graves problemas.

Certos equipamentos são necessários para evitar acidentes e problemas de saúde aos funcionários do condomínio.

Fonte: https://pixabay.com

Por esse e tantos outros motivos é importante que o trabalhador tenha seus próprios equipamentos de segurança para evitar acidentes e futuros problemas a saúde.

Itens básicos como:

  • Botas antiderrapante;

  • Luvas;

  • Máscara;

  • Óculos de proteção.

Esses itens ajudam os funcionários a fazer uma faxina mais eficiente,qualificada e principalmente preservar a sua integridade física.

“É necessário que o Síndico providencie equipamentos de segurança para os funcionários responsáveis por manter a higiene e a organização do condomínio.”

Os equipamentos também ajudam a evitar futuros processos trabalhistas, zelar pela saúde do funcionário é um dever do condomínio.

Conclusão

Como foi explicado, montar um cronograma não é algo difícil, mas é preciso estudar e tomar certos cuidados para não se atrapalhar no processo de criação.

Ter em mente os locais, anotar os horários e preservar a saúde do trabalhador, além de ter todos os produtos em estoque é essencial para que seja abordado todos os temas corretamente sem prejudicar qualquer um dos lados.

Uma boa higiene para um condomínio é manter a beleza, o charme do lugar e ter moradores menos irritados, mantendo um clima amistoso entre todos, diminuindo as reclamações ao síndico.

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